O Festival Internacional de Cinema de Trancoso acontecerá em sua terceira edição de 30 de novembro a 04 de Dezembro de 2020 com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Porto Seguro, da Farmácia Indiana, e com o apoio de empresários locais. O evento posiciona a vila de Trancoso e o município de Porto Seguro no Calendário dos principais Festivais de Cinema da atualidade. Serão cinco dias exibindo e debatendo filmes para todas as idades com o tema RAÍZES. Ao nos referirmos às RAÍZES, estamos falando da origem da vida, da construção das manifestações culturais de um povo. Queremos fazer uma viagem ao passado, e ao mesmo tempo proporcionar espaço para debater as tendências do futuro. E o cinema vem como o instrumento que projeta história, resgata tradições, abre portas para a imaginação, e para novas perspectivas de evolução da vida e do mundo.
|
O Festival acontece respeitando as novas formas de convívio devido a pandemia Covid-19, com entrada limitada e por ordem de chegada nos locais de exibição. Sugerimos a doação de um quilo de alimento para as sessões de cinema. Sessões na Igreja, Pallet Pub, Fly Club, Casa de Perainda, Teatro Trancoso e Museu de câmeras antigas na Casa das Festas Tradicionais do Povo de Trancoso. A programação oficial está em nossas redes sociais e em nosso site.
O Pajé Alcino e sua esposa Creuza da Reserva Pataxó da Jaqueira são homenageados, honrando as raízes da história de nosso Brasil. Charles Chaplin é nosso homenageado internacional, a primeira turma da Oficina de Cinema teve aulas on-line e gravou um curta metragem inspirado em Chaplin, com o suporte de nossa equipe. O filme ficou surpreendente e despertou talentos em todos os aspectos: roteiro, direção, atuação dos participantes, montagem, e foi gravado com telefone!
Humberto Mauro é nosso homenageado histórico nacional, com homenagem estendida a Mônica Botelho e Henrique Frade pela criação do CINEPORT _ Festival de cinema de países de língua portuguesa. Já na categoria excêntricos, os homenageados são Neville d´Almeida, Jorge o Mourão, e Ney Matogrosso. Halder Gomes é o diretor homenageado pelas raízes nordestinas, e Maria Betânia e Dona Onete pela força de mulheres musicais que tiveram filmes feitos sobre suas histórias.
Temos a responsabilidade de ajudar a nossa sociedade a retomar o seu curso natural de aprimoramento.
Queremos estimular o desejo por conhecimento, despertar a comunidade para a criatividade, o cinema, o pensar social para uma sociedade mais íntegra, mais culta e menos individualista e preconceituosa. Cinema é uma forma de desfrutar da nossa preciosa liberdade de se emocionar com a vida, e é por este motivo que não podemos parar! Imaginem o que seria de nós na quarentena sem filmes para assistir?
Se programe para participar ou assistir aos filmes on line: www.festivaldecinemadetrancoso.com.br
Fonte: Queagito.com / Festival Internacional de Cinema de Trancoso