Equipamento adapta-se melhor à utilização por parte das mulheres
A nova sanita da NASA pesa 45 quilos e mede 70 centímetros, mas é outro número que está a chamar a atenção. A produção do equipamento custou 23 milhões de dólares (cerca de 19,5 milhões de euros), sendo a primeira sanita a ser enviada para a Estação Espacial Internacional em vários anos.
O objetivo da agência espacial passa por fazer alguns testes ao equipamento, que pode entrar já nas próximas missões se for aprovado daqui a alguns meses.
É 65% mais pequena, tem metade do peso da sua antecessora e deve ser incluída nas cápsulas Orion, que se espera que cheguem à Lua nos próximos anos.
A astronauta Jessica Meir decidiu fazer um vídeo para esclarecer algumas das maiores dúvidas e curiosidades sobre a utilização de uma casa de banho no espaço.
If you’ve ever wondered how astronauts use the bathroom in space –– today’s your day.
In this NEW #AskNASA episode, @Astro_Jessica answers some of our most popular ❓s about living on the @Space_Station & sneak peeks a new space toilet launching tonight: https://t.co/ysiPNyfrfP pic.twitter.com/jRp1ucH7DO
— NASA (@NASA) October 1, 2020
Uma das novidades desta nova sanita é a maior adaptabilidade para a utilização da sanita por parte de mulheres.
Outra das novidades é a menor massa do equipamento, que também vai ter uma melhoria no sistema de tratamento da urina, que vai passar a ser processada de forma mais segura pelos sistemas de reciclagem a bordo.
A astronauta Shannon Walker reconhece as melhorias que esta sanita traz, mesmo que as mudanças sejam subtis. A mulher faz parte da próxima tripulação da SpaceX, que deverá partir a 31 de outubro.
A última vez que a NASA encomendou uma sanita foi no início dos anos 90, num equipamento que se destinava a missões de duas semanas. Recorde-se que, atualmente, os astronautas costumam ficar cerca de seis meses na Estação Espacial Internacional.
Entenda um pouco melhor a mecânica o equipamento.
Fonte: https://tvi24.iol.pt/