Operação foi realizada com o apoio da Coelba. Furto de energia ocorria há pelo menos sete meses
Uma operação de combate ao furto de energia elétrica foi realizada, nesta terça-feira (16), pela Polícia Civil, com o apoio da Coelba, na Zona Rural de Porto Seguro. Policiais e técnicos da distribuidora encontraram uma rede clandestina que fornecia energia a um haras e a uma produção de cerâmica. A energia recuperada é suficiente para abastecer mais de mil residências durante um mês.
No local, uma fazenda na região da BR 367, que liga Porto Seguro ao município de Eunápolis, foram retirados 270 metros de fiação, dois postes, um transformador e diversos componentes elétricos como cruzetas, isoladores e chaves com cartuchos. Todo o material foi instalado de forma clandestina e era utilizado para desviar a energia elétrica da rede da Coelba. O desvio vinha ocorrendo há pelo menos sete meses. A rede irregular foi identificada pela área de inteligência da empresa e as informações repassadas para providências da autoridade policial.
Os proprietários não foram encontrados pelos policiais e serão intimados para depor na delegacia de Porto Seguro. O furto de energia é crime, sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cuja pena pode alcançar até oito anos de reclusão. Além de representar riscos de acidentes graves à população, a energia furtada é paga por outros consumidores, através do repasse na tarifa de energia, conforme determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Fonte: https://furo31.com/