Cobrir a câmera de MacBooks pode danificar a tela, diz Apple em artigo de suporte
Os usuários costumam proteger o microfone e a câmera do notebook por questões de privacidade (e algo me diz que, se até o Mark Zuckerberg faz isso, você também deveria fazer). É possível cobrir os componentes com fitas isolantes, o que não é uma solução muito elegante, ou com capas plásticas, vendidas em lojas de acessórios, que podem ser deslizadas para quando você quiser fazer uma videoconferência.
A recomendação é direcionada especialmente aos usuários de capas plásticas. “Se você fechar o notebook Mac com uma cobertura na câmera, a tela pode ser danificada, pois a folga entre a tela e o teclado é desenvolvida com tolerâncias restritas”, diz a Apple. O sensor de luz ambiente também é prejudicado ao cobrir a webcam, impedindo que o brilho e o tom da tela sejam ajustados pelo macOS automaticamente.
Para a Apple, a câmera dos MacBooks já é desenvolvida levando em conta a privacidade, uma vez que possui uma luz indicadora que fica verde quando está ativa. “A câmera não é ativada sem que a luz indicadora também acenda”, segundo a empresa. Além disso, a partir do macOS Mojave, os aplicativos só podem acessar sua câmera depois de pedirem permissão.