Martim (Lee Taylor) resolverá investigar Afrânio (Antonio Fagundes) e será flagrado enquanto vasculha o escritório dele em Velho Chico, novela das nove da Globo. O coronel pegará o filho em sua sala e ficará furioso ao constatar que ele procura algum podre em seus negócios.
“Posso saber o que o senhor pensa que está fazendo aqui?”, questionará Afrânio. “Estou estudando os contratos e uns documentos”, rebaterá Martim. O coronel estranhará o interesse do filho por seus negócios, e Martim justificará dizendo que pretende entender como ele ganha o dinheiro que sustenta os de Sá Ribeiro.
“O que sustenta esse nome é a vida que enterrei nessa terra maldita. Por isso nem perca seu tempo com isso, que você não vai encontrar nada de errado aí”, disparará o pai, irritado com a invasão. “Será que não, coronel?”, desafiará o fotógrafo.
“Cansei de dizer que dei minha vida para sustentar o nome dessa família. Não ia colocar esse nome nem o patrimônio dela em risco! O que fiz para esta família vai ficar para esta família!”, continuará Afrânio. “E o que o senhor fez pelo senhor mesmo?”, provocará Martim. “O que fiz para mim é meu! Não perca seu tempo em procurar sujeira onde não tem!”, retrucará Afrânio.
Martim, então, dará a entender que existem segredos no passado do pai que poderão vir à tona. “Não é de hoje que investigo o patrimônio dos de Sá Ribeiro e estou convencido de que não tenha uma só mancha debaixo desse nome. O que me pergunto, coronel, é: e no patrimônio dos Saruês?”, questionará. “Você por acaso mudou de ideia e resolveu assumir o patrimônio que eu fiz para você?”, provocará o coronel. O filho negará que esse seja seu interesse e será expulso do escritório pelo pai.