Treinador tem vínculo com o Bahia até dezembro de 2020
O técnico Roger Machado pode receber o título de cidadão baiano. O deputado estadual Osni Cardoso (PT) apresentou um projeto de resolução propondo a honraria para o treinador do Esporte Clube Bahia, que tem se destacado pela atuação no campo social.
Roger ganhou ainda mais visibilidade no último sábado (12), após a derrota para o Fluminense por 2 a 0, no Maracanã. Na ocasião, o técnico falou sobre a ausência de negros no comando das principais equipes da elite do futebol nacional.
“Não deveria chamar atenção dois treinadores negros na área técnica, depois de ser protagonistas dentro do campo. Essa é a prova que existe o preconceito, porque é algo que chama atenção. Na medida que a gente tem mais de 50% da população negra e a proporcionalidade que se representa não é igual. (…) A estrutura social é racista, ela sempre foi racista, porque nós temos um sistema de crenças e regras que é estabelecido pelo poder. E o poder é poder do Estado, das comunicações, da Igreja e quando esses poderes não enxergam ou não querem aceitar e assumir que o racismo existiu e precisa haver uma correção nesse curso, muitas vezes dizem que estamos nos vitimando. A verdade é que 10 milhões de indivíduos foram escravizados, mais de 25 gerações. Passou pelo Brasil colônia, pelo império e só mascarou na República. Nós precisamos falar sobre isso”.
O técnico Roger Machado foi contratado em abril e tem contrato com o Tricolor até dezembro de 2020. Ele conquistou a última edição do Campeonato Baiano.
Fonte: http://varelanoticias.com.br