Exame permite diagnóstico que pode identificar e caracterizar anomalias
Pacientes que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS), da Grande Vitória e do interior, terão mais facilidade para fazer exames de ressonância magnética a partir de julho. É que Hospital Evangélico de Vila Velha vai oferecer o serviço. O ministério da saúde informa que o equipamento está em fase final de instalação.
A máquina tem capacidade para realizar mais de mil exames mensais, de modo a identificar, por exemplo, câncer, fraturas e até infecções. Diretor clínico do Hospital Evangélico, o médico Rodrigo Tristão detalha a eficiência da ressonância para detectar doenças ainda na fase de desenvolvimento.
“É um método de diagnóstico que produz imagens detalhadas dos diferentes órgãos e sistemas do corpo humano. Em muitos casos pode identificar e caracterizar anomalias com maior probabilidade que outros métodos de imagem, principalmente estruturas encefálicas, órgãos abdominais e pélvicos e regiões do sistema ósseo muscular”, explicou.
Tristão disse ainda que uma das metas é, exatamente, reduzir o tempo de espera de pacientes do SUS por exames de ressonância.
“A gente sabe que existe uma discrepância da oferta desse serviço entre o SUS e a rede privada. E, dessa maneira, a gente espera contribuir para a diminuição de espera do exame pelos pacientes do Sistema Único de Saúde”, ponderou.
A compra do equipamento, no valor de R$ 4 milhões, foi feita após uma articulação da senadora Rose de Freitas (PODE-ES) junto ao Ministério da Saúde.
Fonte: folhavitoria.com.br