Pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Ulsan, na Coreia do Sul (UNIST), vão investir na criação de umHyperloop, uma espécie de trem em cápsula que transporta passageiros ou cargas através de tubos de váculo e é capaz de viajar a 1,2 mil km/h, para ligar as cidades de Seoul e Busan.
“Muitas universidades e empresas dos Estados Unidos estão pesquisando o Hyperloop, aplicando uma série de ideias sugeridas por Elon Musk há dois anos. No entanto, não existem quaisquer instituições que ativamente fazem testes no Hyperloop ainda”, explica o professor Lee Jae-seon, da UNIST. O investimento total será de US$ 1,2 milhões, distribuídos durante 5 anos.
O projeto é ambicioso: nas primeiras etapas, o estudo pretende se focar na redução da resistência do ar, uma das dificuldades atuais. Para isso, os pesquisadores vão usar um método diferente do escolhido pelos pesquisadores dos EUA. Segundo o instituto, a ideia é projetar um compressor de ar, e instalá-lo na frente e dentro dos trens. A levitação magnética também será usada, proporcionando uma “força de levantamento” para que as cápsulas passem pelo interior do tubo de váculo.
A equipe do U-Loop também quer melhorar os motores de alta eficiência e desenvolver uma bateria de energia solar, para alimentar a levitação magnética.
Participarão da pesquisa os alunos de engenharia mecânica, nuclear, elétrica, design e informática do instituto. Segundo o chanceler Jung Moo-yeong, a distância de mais de 325 km será percorrida em 16 minutos.