Após polêmicas e discussões, autoridades assinaram Termo de Ajuste de Conduta (TAC) definindo as condições das mudanças que serão feitas, na quinta-feira, 21, em uma reunião aberta realizada na Câmara de Vereadores.
Entre agosto deste ano e dezembro e 2017, serão investidos R$ 8 milhões de reais na requalificação do sistema de transporte hidroviário de Porto Seguro, realizado por balsas na travessia do Rio Buranhém. As condições para o investimento, que não usará recursos públicos, foram estabelecidas em um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) assinado pela Prefeitura local, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Câmara Municipal, Ordem dos Advogados do Brasil, Capitania dos Portos, Observatório Social e empresas permissionárias do serviço de balsa.
“Este é um momento de grande satisfação em que chegamos à solução mais adequada depois de um trabalho feito por muitas mãos”, considerou o Procurador da República, Dr. Fernando Zelada.
Para o promotor Wallace Carvalho, a balsa é um assunto palpitante dentro da sociedade de Porto Seguro e de toda região. “Muitas melhorias serão colocadas em prática. É claro que este assunto não se esgota, mas o que de melhor poderia ser feito para o momento tenho certeza de que alcançamos”, afirmou.
Durante a apresentação técnica do secretário de Obras, Marlus Brasileiro, foram mostradas as intervenções previstas no TAC, como desapropriações, demolições, construções, reordenamento do trânsito, das filas, novos guichês, novos projetos de urbanização, estacionamentos, estaleiro para manutenção, entre outras melhorias que impactarão de forma positiva na prestação deste serviço.
Segundo o presidente da organização não-governamental Observatório Social, Vinícius Parracho, a construção conjunta foi muito importante para a melhoria na prestação do serviço. “A cobrança eletrônica antecipada através de guichês será uma das grandes diferenças sentidas pelos usuários”, exemplificou.
foto: Jornal do Sol