Mais um caso de anomalia genética chocou os moradores da região. Dessa vez, um bezerro nasceu com características hermafroditas no município de Medeiros Neto.
O bezerro, que tem pouco mais que 72 horas de vida, nasceu na Fazenda Gabinete, do senhor Antônio Neves de Lima, conhecido como Antônio Sinfrônio. A propriedade está localizada na rodovia que liga a sede do município ao distrito de Vila Mutum.
A gestação do bovino foi considerada normal. “Dama Rica”, como foi chamado, nasceu pesando 40 quilos, por meio de monta natural. Logo foi notado que o bezerro possuía pênis e testículos, mas, também, vagina e tetas. Além disso, atrésia do ânus, fístula e reto prepucial – ocasionando saída de fezes e urina pelo óstio prepucial (bainha do pênis).
O senhor Antônio mora na localidade há 75 anos. Tanto ele, quanto os familiares, relatam que nunca viram tal aberração na fazenda ou na região.
O animal foi avaliado pelo médico veterinário dr. Armando Leal do Norte. Segundo ele, a razão do hermafroditismo se dá a partir de má formação genética. Ele está acompanhando a evolução dos primeiros dias de vida do animal. Havendo necessidade, em caso de dificuldades em defecar, uma cirurgia poderá ser feita para que haja uma desobstrução do reto do bezerro.
Dr. Armando disse ainda que está animado com a sobrevivência do animal. Em muitos casos, lesões e outros empecilhos impedem a vida.
Fonte: sulbahianews.com.br