O evento que aconteceu na Praça da Bandeira, reuniu centenas de músicos de filarmônicas de várias cidades da Bahia.
O Encontro de Filarmônicas além de promover a tradição, evidencia o fortalecimento das filarmônicas através de um verdadeiro intercambio musical bem como ressalta o papel crucial das filarmônicas na promoção da cultura musical da região.
Nos dias 15, 16 e 17(sexta-feira, sábado e domingo) o evento cultural contou com varios grupos culturais como apresentações da BAMTIB, Samba de Roda das Marisqueiras, Grupo de Capoeira ANGA, do curta metragem “Meu Amigo Tião” e finalizou com show do cantor Joca Lima.
Já no domingo dia 17, por volta das 15 horas, na Praça Picopeu as filarmônicas se concentraram para desfilarem até a Praça da Bandeira local do evento. Durante o percurso pela Avenida Rio Mar, a população se concentrava em frente as suas residências e demostrava todo carinho e boas-vindas as filarmônicas, sendo elas:
Filarmônica 15 de Setembro- Belmonte – Filarmônica Dona Flora – Alcobaça – Banda de Música do Colégio da Policia Militar Rômulo Galvão – Ilheus – Filarmônica Lyra Santo Antônio – Caravelas – Filarmônica Lyra de São Bernardo – Alcobaça – Filarmônica Lyra Popular – Belmonte
Na Praça da Bandeira, o público que lotou o espaço recepcionava as filarmônicas de forma calosa em um ambiente que recebeu toda estrutura do poder público municipal para acomodar de forma segura e confortável a comunidade e visitantes.
Sob a condução do cerimonialista Samuel Pereira, a abertura do evento foi iniciada com apresentação do coral de Flauta do Lar da Menina sob a regência de Roberto Lima.
Em seguida, todas as filarmônicas presentes tocaram ao mesmo tempo o dobrado Belmonte.
Os alunos do Projeto A Música é o Remédio da Alma também subiram ao palco dando continuidade as apresentações do 9º encontro e deixando o momento ainda mais especial.
As 6 filarmônicas emocionaram e encantaram o publico através de repertórios ecléticos que passaram pelos famosos dobrados, os clássicos românticos levando a plateia a uma nostalgia, clássicos da MPB e internacionais.
Além de hits ousados e inovador como a música mais tocada do país, “So fé” executada pela Filarmônica Lyra Santo Antônio de Caravelas.
Sob a realização da Filarmônica Lyra Popular de Belmonte, Secretaria Municipal de Cultura e Matrix, o 9.º Encontro de Filarmônicascontou com o apoio da Caixa Econômica, Frutatlan, Prefeitura Municipal de Belmonte e Governo da Bahia.
Estiveram presentes ao evento Secretários Municipais, representantes de entidades, empresários e Vereadores eleitos e reeleito.
“Em nome da nossa gestão, queremos agradecer aos maestros que representam cada uma das filarmônicas neste 9° encontro. Agradecer ao nosso Secretário de cultura Paladino e toda a equipe, a todos os visitantes e moradores que foram prestigiar este encontro, que se tornou um marco para cultura de nossa cidade. A filarmônica Lyra Popular, organizadora do evento queremos expressar os nossos mais sinceros agradecimentos pelo excelente trabalho desempenhado, feito com muito esmero para recepcionar as filarmônicas visitantes”, disse o gestor.
Todas as filarmônicas receberam homenagens com troféus de participação.
Nem a queda de energia e chuva intimidou o público, a praça permaneceu lotada e a comunidade e visitantes fizeram questão prestigiar a última apresentação do evento.
Ao subir no palco a Prata da casa, a Filarmônica 15 de setembro, foi literalmente o centro das atenções. O público quis ficar bem juntinho do palco e dançar ao ritmo envolvente executado pela banda.
Com a execução do Hino a Belmonte a 15 de Setembro encerrou o evento sendo ovacionada por todos os presentes e deixando o gostinho de quero mais.
Agradeço a fidelidade do público belmontense por estar nessa noite aqui mais um ano. Completamos 9 edições, não é fácil, mas graças a Deus e o apoio da comunidade, da Prefeitura Municipal de Belmonte, dos sócios da filarmônica, enfim de todos que colaboram para cultura de nossa cidade. Deixo aqui meu agradecimento especial a todas as bandas, que vem a Belmonte, nenhuma delas recebem nada, elas vêm por amor e dedicação a música e por isso, Belmonte acolhe de forma carinhosa a todas. Termina um encontro e já vamos pensar em outro para que supra as expectativas para o próximo encontro 2025. Obrigado Belmonte!”, disse Allan Gabriel, Presidente da Filarmônica Lyra Popular
Fonte: bk2.com.br