O Festival Raízes de Porto Seguro começa com força total nos dias 11 e 12 de abril, com a aguardada abertura da Escola Gastronômica na Praça da Bandeira. O destaque fica por conta da renomada chef Carmem Virgínia, que comanda uma aula-show gratuita na Passarela da Cultura, levando ao público sua cozinha marcada por ancestralidade africana e resistência. Conhecida por seu restaurante Altar Cozinha Ancestral, com unidades no Recife e em São Paulo, Carmem é um símbolo da valorização da cultura afro-brasileira na gastronomia.
O evento, que já se firmou no calendário cultural da cidade e dos distritos de Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva, vai reunir pratos com ingredientes e técnicas herdadas de mulheres africanas, verdadeiras pioneiras da culinária brasileira. Os estabelecimentos participantes apresentarão receitas divididas em categorias como prato principal, petiscos, sobremesas e drinks, promovendo sabores cheios de história e identidade.
Além da presença de Carmem Virgínia, o festival contará com atrações como a banda Samba In Casa, Cozinha Kids com Fernanda Nogueira, Samba de Roda das Marisqueiras de Belmonte, capoeira, mixologia com Júnior Hilley e muito mais. O evento é realizado pela Abrasel, com correalização da Prefeitura de Porto Seguro, Senac, apoio do Sebrae e Veracel, e patrocínio do Governo da Bahia. Mais informações no Instagram @raizesdeportoseguro.
Fonte: Secom – Porto Seguro